Somos um MUSEU VIVO
A expressão Ilê LaiLai tem significado literal de ‹‹casa de memória››. Para o povo nagô, a memória tem dimensão ampla. Reside nas árvores, no ambiente, nos assentos de orixás, nas pessoas, no território, no ‹‹mundo da vida››. Mais do que um museu edificado, almejamos tornar a memória um instrumento impulsionador da nossa ação, com vistas a proteger e promover a diversidade cultural, biológica e espiritual desse imenso território material e imaterial, formado pela Nação Ijexá do Sul da Bahia.
Somos um MUSEU VIVO TERRITORIAL porque, além de ponto de referência cultural para o povo do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, tomamos como missão estimular a comunidade local a conhecer e reconhecer como potencialidade para si mesma, os elementos do valor histórico, da cultura e da paisagem que somos parte. Almejamos ser um museu de vivência e convivência entre o humano e o não-humano, entre o espiritual e a materialidade da vida, entre a natureza e a cultura.
Somos, portanto, um MUSEU EM PROCESSO, em constante recriação, crescimento e movimento, entrelaçado aos três pilares conceituais que norteiam nossas ações — memória, educação e ecologia.